segunda-feira, 1 de julho de 2013

Vitamina D Osteoporose e Doença Cardiovarcular

Vitamina D e Sol
A vitamina D é um hormônio produzido no pele a partir do colesterol quando a pele é exposta aos raios solares. Portanto o Sol é fundamental para o organismo produzir vitamina D.

A quantidade de vitamina D ingerida através dos alimentos é suficiente para as necessidades do organismo?
Não, se o paciente não pegar sol diariamente ele irá desenvolver carência de vitamina D.

A Vitamina D é uma vitamina ou um hormônio?
Uma "vitamina" por definição é uma substância reguladora requerida pelo organismo em pequenas porções porém o organismo não pode produzi-la.
Tecnicamente a vitamina D é um hormônio esteroide e pode ser produzido pelo organismo através da exposição ao sol.
A vitamina D continua a ser oficialmente classificada como vitamina por razões nutricionais e de saúde pública.

Vitamina D e Equilíbrio.
A vitamina D é um hormônio que participa da função de várias células, inclusive do sistema nervoso central. A carência de vitamina D está relacionado ao equilíbrio e a carência de vitamina D está relacionada ao aumento do número de quedas em pacientes idosos.

Vitamina D e Câncer 
A vitamina D induz a diferenciação e inibe a proliferação de várias células no organismo. A vitamina d em altas doses pode inibir a proliferação de células cancerosas porém ainda não conseguimos usar essa propriedade na prática clínica pois as concentrações requeridas para produzir esse efeito levam a hipercalcemia  ( aumento da concentração sanguina de cálcio) que é prejudicial ao organismo.

Vitamina D e capacidade cognitiva
A vitamina D é um hormônio esteroide que ativa e modula várias células cerebrais, estudos recentes demonstraram que pacientes com deficiência de vitamina D tem diminuição da capacidade cognitiva e essa deficiência se acentua a medida que os níveis de vitamina D diminuem no sangue.

Como é o Metabolismo da Vitamina D?
Inicialmente ocorre uma Foto conversão na pele. O Colesterol mais especificamente a 7-dehidro colesterol se transforma em vitamina D3 ou nos casos onde o paciente não se expõe ao sol o paciente pode receber suplementação de vitamina D oralmente.
Após a pele a vitamina D3 vai para o Fígado e sobre uma hidroxilação: Vitamina D3 → 25(OH)D3, e esse é a principal fração circulante
Após o fígado a vitamina D segue para o rim e sofre uma segunda hidroxilação Rim: 25(OH)D3 → 1a,25(OH)2D3 que é a vitamina ativa.
A vitamina D e estão Transportada (1,25(OH)2D3) aos órgãos alvo.
Na célula ocorre a Ligação da 1,25(OH)2D3 ao receptor nuclear (chamado de RVD) do órgão alvo e ocorre a produção da resposta biológica.

Vitamina D e osteoporose.
A vitamina D é essencial para tratamento e para a prevenção da Osteoporose.

Vitamina D e Cálcio
A vitamina D faz parte integrante do metabolismo do cálcio, pois controla a absorção de cálcio no intestino, sem vitamina D o organismo não absorve o cálcio ingerido. Mesmo tomando suplementos de cálcio sem vitamina D não absorveremos esse cálcio.

Deficiência de Vitamina D na Infância.
A deficiência de vitamina D na infância leva ao raquitismo, doença causada pela deficiência na mineralização óssea que leva o esqueleto a ficar com os ossos curvos. A criança fica com as pernas arqueadas.

Quais as funções da vitamina D?
No Intestino ativa receptores que controlam a absorção do cálcio.
Na pele regula a Produção de mais vitamina D.
Regulam várias outros receptores nucleares no organismo.

Como ocorre a produção de vitamina D na pele?
A produção de vitamina D na pele ocorre principalmente nas camadas espinhosa e basal, sendo maior com 295-297 nm. Índice UV maior 3 (no Brasil esse indice é maior que 4-9 o ano todo) Nos países de clima temperado ela ocorre na primavera e verão porém nunca atinge esses índices nos pólos.

Indivíduos de pele escura precisam de mais vitamina D?
Sim, Indivíduos melanodérmicos necessitam de mais tempo expostos ao sol para produzir a mesma quantidade de vitamina D que indivíduos de pele clara.

Onde ocorre a Deficiência de vitamina D?
Altamente prevalente nos Estados Unidos e Europa
Poucos dados sobre o Brasil - Em Teoria baixa incidência devido a possibilidade de exposição ao Sol. Estamos observando um aumento da incidência com o envelhecimento, 1/3 da população de meia idade e idosos nos USA tem deficiência de vitamina D.

Quais as causas de deficiência de vitamina D em pacientes mais idosos?
Varias são as causas podemos destacar: a dificuldade de locomoção, comorbidades, diminuição de exposição ao Sol, uso de roupas cobrindo todo o corpo, protetores solares e chapéu.

Qual a Dosagem sanguínea Normal de vitamina D?
A dosagem normal varia entre 30-100 ng/ml

Qual o papel da genética e da idade na absorção do Cálcio mediado pela vitamina D?
Dawson-Hughes B, et al: Calcium absorption on high and low calcium intakes in relation to vitamin D receptor genotype. J Clin Endocrinol Metab, 1995.
Receptores nucleares da Vitamina D (RVD) tem polimorfismo de resposta com indivíduos “bb” tendo > densidade mineral óssea que “BB”. ( isso ocorre devido a Ação nos receptores das células intestinais levando a uma menor absorção de calcio) ou seja individuos bb tem receptores nucleares mais sensíveis a vitamina D e portando respondem melhor, melhorando a absorção de cálcio e prevenindo a osteoporose.

A idade influencia na vitamina D?
A concentração do RVD intestinais diminui com a idade, podendo ser uma causa da resistência a 1,25(OH) D3 no idoso, com consequente diminuição da absorção de cálcio nesse grupo etário.
Ou seja a medida que envelhecemos temos menos receptores portanto precisamos de mais vitamina D para obter as mesmas respostas anteriores.
Referencia Wémeau JL: Calciotropic hormones and ageing. Horm Res 1995.

A Fotoproteção com o uso de cremes e diminuição do áreas expostas ao Sol diminuem a concentração de vitamina D no Sangue?
Ferreira, AMO e colaboradores realizaram um trabalho de Correlação entre fotoproteção e concentração de 25 hidroxi-vitamina D e paratormônio entre médicos de São Paulo 
An. Bras. Dermatol, 2007.
Foram avaliados 50 voluntários: na maioria Médicos 35 a 60 anos na cidade de São Paulo.
Foram criados 2 grupos:
Grupo 1: fotoprotegidos: chapéu camiseta, sombra e filtro solar FPS 30 após 6 meses concentração sanguinea de vitamina D=29,2 ng/ml
Grupo 2 sem fotoproteção após 6 meses concentração sanguínea de vitamina D=35,4 ng/ml
Conclusão se diminuirmos muito as áreas expostas ao sol e usamos continuamente fotoprotetor podemos ficar com deficiência de vitamina D

Qual a relação entre Vitamina D e Sistema Cardiovascular?
Um corpo de evidências cada vez maior sugere que a deficiência de vitamina D pode afetar adversamente o sistema cardiovascular .Existe uma Associação entre Níveis de Vitamina D e:
  • Níveis de atividade da renina plasmática,
  • Pressão arterial,
  • Calcificação das artérias coronárias e
  • Prevalência de doenças cardíacas

Quais as Evidências entre Deficiência de Vitamina D e Doença Cardiovascular?
  • Estudos ecológicos tem demonstrado um aumento nas doenças coronarianas e da hipertensão com o aumento da distância da linha do equador,
  • Esse fenômeno que tem sido atribuído a alta prevalência de deficiência de vitamina D em regiões com menor exposição solar
Qual a relação entre a vitamina D e a hipertensão arterial?
Em ratos a não ativação dos receptores da vitamina D leva a aumento da regulação do sistema renina angiotensina com o desenvolvimento de hipertensão e hipertrofia do ventrículo esquerdo.

Qual a relação entre a Vitamina D e Proliferação de Cardio miócitos e musculatura lisa dos vasos?
In vitro ( pesquisa feita em laboratório): 1,25 dihidroxivitamina D suprime a expressão do gene da renina, regula o crescimento e a proliferação das células da musculatura lisa dos vasos e dos cardiomiócitos ( células musculares do coração)

Qual a relação entre vitamina D, glicemia e a hipertensão?
Nesse trabalho foram avaliados 381 estudantes  universitários (201 Homens  e 180 Mulheres com idade media 24 anos)
Vitamina  D foi inversamente relacionado a massa corporal, a pressão sistólica e a circunferência abdominal
Nos modelos de analise com regressão multivariada, após ajuste para sexo e índice de massa corporal a 25 OH D foi um preditor da glicose plasmática rápida e da pressão sistólica na população em geral.
Conclusões: Parece que indivíduos com baixa vitamina D são mais gordos, tem pressão sanguina mais alta e tem aumento da circunferência abdominal.

Qual a relação entre a Insuficiência Cardíaca Congestiva e a Osteoporose?
Observaram uma Associação direta entre a insuficiência cardíaca e diminuição da massa óssea.
A insuficiência cardíaca associada a osteoporose aumenta ainda mais o risco de fraturas nesse grupo.
Conclusão: estratégias para otimizar o tratamento da insuficiência cardíaca e melhorar os níveis de vitamina d  e da atividade físicas são críticos nesses pacientes

Qual a relação entre a Vitamina D e os Eventos Cardiológicos?
O estudo Avaliou a concentração de 25 OH no sangue em 1739 descendentes do estudo Framinghan
Idade média de 59 anos, 55% Mulheres, 45% Homens, Todos Brancos
Foi considerado Normal para o metabolismo ósseo a concentração de 25-OH D maior que 30 ng/ml
Considerou os seguintes níveis de deficiência:  
  • Deficiência 25-OH D menor que 15 ng/ml ( 28% casos )
  • Deficiência severa 25-OH D menor que 10 ng/ml ( 9% casos )
  • Grupo Controle 25-OH D maior 15 ng/ml
Durante acompanhamento médio de 5,4 anos 120 indivíduos apresentaram um evento cardiovascular
Nos Pacientes com 25-OH D < 15 ng/ml a Taxa de risco de relativo foi 1.62 (IC95% 1.11 a 2.36 p=0,01) quando comparada aos pacientes 25-OH >15 ng/ml
Esse efeito foi evidente somente nos pacientes com hipertensão, taxa de risco de 2,13 contra 1.04 nos pacientes não hipertensos.
Taxa de risco de 1.53 níveis de 10 a 15 ng/mL (IC95% 1.00 a 2.36) (P =0.01).Taxa de risco de 1.80 níveis « 10 ng/mL (IC95% 1.05 a 3.08) (P =0.01).
Ajustes posteriores em relação ao PCR atividade física ou uso de vitamina D não afetaram os resultados.
Conclusão: Há um aumento do risco de evento cardiovascular com a diminuição da concentração de 25(OH)D. ( em níveis mais acentuados )
A deficiência de Vitamina D está associada a incidentes cardiovasculares, porém, estudos clínicos e experimentais devem ser realizados para determinar se a correção dos níveis circulantes de vitamina D pode contribuir na prevenção de doença cardiovascular.

Qual a relação entre Vitamina D e dores Musculares ?
Avaliaram 139 pacientes , 95% mulheres, Media de Idade  = 40 anos - em DUBAI
  • 50% árabes dos paciente ( e dessas 92% usavam a burca. )
  • 31% indianas ( 11% usavam burca )
  • 16% brancos ocidentais
  • 3% orientais
74% desses pacientes apresentavam vitamina D menor que 20 ng/ml mesmo estando num Pais com muito Sol
Dos pacientes que apresentaram deficiência de vitamina 86% das árabes e somente 8% dos brancos ocidentais apresentaram deficiência de vitamina D que foi atribuída ao uso da Burca ( tipo de vestimenta que cobre todo o corpo)

Conclusão: Nesse trabalho 90% das pacientes com vitamina D menor que 20 ng/ml que receberam suplementação melhoraram das dores, sugerindo que a carência de vitamina D pode estar relacionada as dores crônicas.

Qual a Relação entre a Vitamina D Osteoporose e Osteomalacia ?
A Osteomalácia é a Carência de vitamina D no Osso que leva a Deficiência na mineralização da matriz óssea e provoca a Fragilidade Óssea, uma Diminuição da força e dores musculares, casos graves podem cursar com tetania.

Qual a relação entre Vitamina D - Força Muscular e equilíbrio?
Quando encontramos Concentração sérica de 25 OH menores que 30 ng/ml observamos:
  • Aumento da incidência de quedas nos pacientes
  • Ocorre uma diminuição da força muscular
  • Deterioração do equilíbrio e da coordenação motora.

Suplementação de Vitamina D e diminuicão da incidência de Quedas?
Foram pesquisados 124 participantes idade média de 89 anos, 5 grupos: avaliou a incidência de quedas em 5 meses após suplementação de vitamina D

Os autores observaram uma diminuição na incidência de quedas quando a suplementação foi maior ou igual a 800 unidades por dia

Gráfico com a Incidência  de quedas com em relação a dosagem de vitamina D tomada diariamente:
  • Placebo - 44%
  • 200 ui -    58%
  • 400ui -     60%
  • 600ui -     60%
  • 800ui -     28% ( menor incidência de quedas do grupo )
Parece que a diminuição da incidência de quedas ocorre somente com maiores valores de suplementação de vitamina D. pacientes que tomaram 800 unidades de vitamina D apresentaram somente 28% de quedas.

Qual a Dose diária recomendada de vitamina D de acordo com a idade?
CRIANÇAS Até 6 meses                                 300UI
CRIANÇAS Mais de 6 meses                          400UI
ADULTOS com mais de 24 anos                     200UI
Gestantes e lactantantes                                   400UI
Na ausência de exposição ao sol                    800UI
IDOSOS                                                            1000UI

Tabela de conversão de pg/ml para pmol/l e ng/ml para nmol/l para converter basta multiplicar pelo numero.

Vitamina D


    1,25-Dihydroxivitamina Dpg/mL2.6pmol/L
    25-Hydroxivitamina Dng/mL2.496nmol/L


Conclusão: O homem que não tomo sol caminha a passos rápidos para a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário